Pequena reflexão sobre o significado de “ciência”

25 set

A palavra “Ciência” possui vários significados que devem ser diferenciados, para não atribuir à ciência em geral uma crítica que seria somente válida para um deles.

Assim, a palavra “ciência” pode apontar para a soma dos conhecimentos que temos acumulado sobre a natureza e o mundo que nós rodeia. Alguns gostariam de nós convencer que esses conhecimentos são questões de opiniões ou pontos de vista. Denunciei essa visão relativista no meu artigo “Fé e Razão“: tais conhecimentos são objetivos e confiáveis, desde que obtidos pelo método científico.

A “ciência” também pode ser entendida como as suas aplicações, que seja a bomba atômica, os remédios, os computadores, os organismos modificados geneticamente ou ainda os aviões. Nesse significado, a “ciência” se torna dependente das escolhas e dos interesses dos seus atores, dos objetivos econômicos, políticos e ideológicos de uma sociedade e de uma época. Opiniões sobre as “boas e más” aplicações poderão não ser unânimes. Trata-se então de escolhas de sociedades.

A mesma palavra também é utilizada para fazer referência à “comunidade científica”, composta por indivíduos. É então importante distinguir o científico que se expressa no seu próprio domínio de competência do cidadão que fora desse domínio não possui mais do que qualquer outro legitimidade nem autoridade. Em particular, não acho que deve-se pedir aos científicos nenhum “comportamento cidadão” ou adesão à alguma ideologia em razão das suas posições de pesquisadores científicos.

Finalmente, a palavra “ciência” designa um método de apreensão e de compreensão do mundo ao nosso redor, baseado na experimentação e na verificação da adequação com a realidade. Esse método abrange mais do que o simples domínio científico: ele fundamenta a abordagem racional em geral.

Anúncios

Uma resposta to “Pequena reflexão sobre o significado de “ciência””

  1. André Luzardo 25/09/2013 às 19:00 #

    Eu vinha pensando exatamente sobre isso ultimamente. Confusões entre esses diferentes significados são muito comuns. Boa reflexão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: