Como as Guerras promoveram o desenvolvimento da civilização?

11 out

Como as sociedades humanas de desenvolveram de grupos pequenos e fechados para estados amplos e organizados?

a

Pesquisadores, utilizando-se de computadores e (muita) matemática, mostraram que o desenvolvimento de grandes sociedades foi o resultado de comportamentos muito antissociais. Publicado na revista científica PNAS (uma das mais importantes do mundo), fórmulas matemáticas e computadores simularam períodos de guerra na Europa, Asia e África antigas.

Os pesquisadores concluíram que o aumento da intensidade do combate armado – e a dispersão da tecnologia militar – deu origem a sociedade amplas e complexas.

“A historia de nosso passado não é somente um caso de ‘um prejudicando o outro’”, escreveu o chefe da equipe Peter Turchin, da Universidade de Connecticut. “Há mecanismos gerais em jogo que modelaram grandes aspectos da historia”.

Turchin, que leciona no Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva, especializou-se num campo denominado cliodinâmica – o estudo de padrões cíclicos na historia humana, tal como a ascensão e queda dos impérios. O nome Clio advém da musa Grega da Historia.

No estudo da PNAS, Turchin e colaboradores testaram a hipótese que o mecanismo-chave para a formação de impérios antigos foi o uso de cavalos por nômades para atacar comunidades agrícolas.

“Os nômades influenciaram a dinâmica das sociedades agrárias tanto diretamente, eliminando os estados mais fracos e menos coesivos, como indiretamente, inovando e disseminando tecnologias que intensificaram as guerras – mais notavelmente as carruagens, a montaria, o estribo e a cavalaria pesada,” escreve o autor.

Para testar sua hipótese, os pesquisadores construíram um elaborado jogo matemático de guerra que dividiu o mundo antigo em áreas de 155 quilômetros quadrados. Dependendo de sua elevação, a defesa da área era numericamente mais fácil (alto) ou difícil (baixo). Números foram utilizados também para distinguir entre áreas de agricultura e de deserto.

Ao mesmo tempo, os registros históricos foram consultados para a simulação dos grupos populacionais. Novamente, a coesão do grupo, sua etnicidade, nível de tecnologia militar, etc, foram enumeradas.

Os pesquisadores então deixaram esse mundo matemático sair aos tapas e socos, como um imenso jogo computadorizado de “Dungeons & Dragons”.

A simulação tentou replicar o período da historia entre 1500 A.E.C.* e 1500 A.E.C. Quando os pesquisadores comparam o resultado de seu modelo com o crescimento e densidade dos impérios nesse período, o modelo teve uma precisão de 65%.

Enquanto isso, uma segunda simulação alternativa, que não contou com a dispersão da tecnologia militar, teve uma precisão de 16%.

“O modelo desenvolvido aqui previu muito bem onde e quando tais sociedades se formaram e persisitiram tradicionalmente”, concluiram os pesquisadores.

Traduzido de Los Angeles Times

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: